terça-feira, 30 de março de 2010

Próximo ciclo de consoles pode ser o último

Postado por:Anderson

Os analistas da IBIS Capital anunciaram a morte dos consoles que deverão ser prejudicadas pela distribuição digital.
Os jogos pensados para os navegadores de Internet, os sistemas de distribuição digitais, o aumento de jogos nos telefones portáteis, mais em destaque no IPhone, ou até o chamado "cloud gaming", serão os inimigos número um da Nintendo, Microsoft e Sony.
Relembramos que o cloud gaming consiste na colocação de um terminal que o utilizador terá que ter consigo para poder jogar os jogos através de uma máquina distante, os jogadores não terão que se importar com a marca do seu console,nem com a configuração do seu PC.
Para a IBIS Capital a sua análise faz sentido uma vez que desenvolver jogos é cada vez mais caro e mais arriscado, como tal outro tipo de abordagens podem trazer
menos riscos e menos custos. Segundo a empresa a próxima geração de consoles (PS4, XBOX 720 e o Wii 2) será a última, substituída pelos novos modelos econômicos que se aproximarão de modelos já existentes como a App Store da Apple, que aposta nas micro-transações, ou no cloud gamind do On Live ou através dos Web games.
Os jogos com pequeno orçamento são menos arriscados do que os milhões que os
jogos dos consoles envolvem, como tal é natural que sejam mais aliciastes para as novas produtoras, no entanto a IBIS Capital não falou sobre os problemas de marketing e de comunicação colocados por estes modelos. Por exemplo:o IPhone tem mais de 150 mil jogos disponíveis, mas uma grande parte deles é de qualidade duvidosa, apesar de custarem uma pechincha e de darem lucro às companhias. O mesmo se passa com os Web Games ou outro tipo de software gratuito, que se multiplicam a grande velocidade, talvez até grande de mais para o seu próprio bem.
Veremos se a IBIS Capital terá razão e se de fato à próxima geração de consoles será mesmo a última. Espero que não,será uma tristeza ver nossos amigos eletrônicos sumirem de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário