sábado, 29 de outubro de 2011

Série PES: Da liderança ao rebaixamento.

Desde o nintendinho, havia os amantes por jogos de futebol. Como um amante de futebol, irei comentar sobre a série PES, produzido pela Konami e que iniciou-se em 2001. Antes de PES, já havia outros jogos da Konami, porém irei falar apenas de PES. Se você é fã de Fifa não se desespere, pois irei fazer outro post sobre a série Fifa.

PES: O primeiro jogo da série foi PES, também conhecido no Japão por Winning Eleven 5. Este, é a sequência de Winning Eleven 2000. PES foi lançado em 23 de novembro de 2001 e só estava disponível para Playstation e PC. O jogo foi muito superior ao último lançado. Teve muitas melhorias gráficas e jogabilidade melhorada. Na época era o jogo de esporte mais divertido.
PES 2: Foi o segundo jogo da série e conhecido no Japão por Winning Eleven 6. Foi lançado em 18 de outubro de 2002, disponível no Playstation e PC. Neste jogo, não houve grandes mudanças na jogabilidade. Até porque, não havia motivo para mudar o que estava bom. Apesar de não ter tido mudanças na jogabilidade, houve melhorias na parte gráfica, dando uma maior noção de profundidade.
PES 3: Lançado em 29 de Outubro de 2003, disponível para Playstation 2 e PC. Conhecido no Japão por Winning Eleven 7. Sem dúvida, foi um dos melhores jogos da série. Na época, teve melhorias gigantescas. Com um novo motor gráfico, conseguiu melhorias na física da bola e nas animações. Houve também, novos modos de jogo como o PES Shop que consiste em ganhar uma série de pontos para comprar itens. Foi também o primeiro jogo da série a conseguir licença FIFPro, tornando quase todos os jogadores licenciados.
PES 4: Lançado em 15 de Outubro de 2004, disponível para Playstation 2, PC e Xbox. Conhecido no Japão por Winning Eleven 8, inclui as licenças de três ligas européias, contendo maior realismo gráfico nos jogadores. Em termos de licença, foi um dos melhores jogos da série (até 2004).
PES 5: Lançado em 20 de Outubro de 2005, disponível para Playstation 2, PC, Xbox e PSP. Conhecido no Japão por Winning Eleven 9, houve a introdução das posições laterais e segunda ponta-de-lança. Houve também, o aumento de fintas e movimentos. Além das outras condições metereológicas, introduziram a neve. O modo Master League foi muito bem feito, mas sem dúvidas, o melhor foi o modo on-line que introduziu muito mais diversão ao jogo. O modo on-line tornou o jogo um autentico simulador de futebol.
PES 6: Lançado em 26 de Outubro de 2006, disponível para Playstation 2, PC, Xbox 360, Nintendo DS e PSP e conhecido no Japão por Winning Eleven 10. Tornou o jogo muito mais realista e trouxe novas opções do PES Shop. Teve a introdução de novos campeonatos. Este, foi o último jogo da série com o estilo "Winning Eleven" de ser. Nas versões seguintes, o jogo seria totalmente reformulado. Com uma nova engine e a introdução de novas licenças, o jogo ficaria com gráficos superiores e jogabilidade totalmente diferente.
PES 2008: Lançado em 26 de Outubro de 2007 e disponível para PC, PS2, PSP, DS, PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Houve muitas melhorias gráficas e novas licenças para o jogo. Houve um novo sistema de inteligência artificial, que sa adapta ao estilo de cada jogador. O jogo ganhou mais de 15 estádios. O controle sobre a bola foi muito melhor. O jogo foi um dos piores da série, mas o pior estava por vir.
PES 2009: Lançado em 17 de Outubro 2008 para Playstation 2, Playstation 3, Xbox 360, PC e PSP. Tudo neste jogo ficou ótimo, os gráficos e a jogabilidade. O rumo ao estrelato ficou muito bem feito. O Master League sofreu grandes melhorias, tornado o modo mais divertido. O jogo teve muito mais licenças do que seu antecessor. PES 2009 foi o melhor jogo da série.
PES 2010: Lançado em 20 de Outubro de 2009 para PS2, PS3, PC, Xbox 360, Wii e PSP. O jogo teve uma pequena reformulação artificial, mas nada que pudesse melhorar o jogo. O fortalecimento da parceria entre Konami e UEFA foi inevitável para a melhora do jogo. A jogabilidade continuou basicamente a mesma de 2009. Os gráficos não ficaram muito diferentes de PES 2009.
PES 2011: Lançado em 19 de Outubro de 2010 para PS2, PS3, PC, Wii, Xbox 360, Celular, DS e PSP. Concerteza, este jogo foi uma grande decepção para fãs da antiga jogabilidade de PES. Em PES 2011, a jogabilidade foi totalmente modificada. O estilo de jogo ficou muito mais lento do que os antecessores. Os gráficos melhoraram como sempre, mas a jogabilidade ficou horrível. Embora a Konami tenha conseguido parceria com Libertadores e UEFA, a jogabilidade estragou todo o jogo. O Rumo ao estrelato ficou "aceitável".
PES 2012: Lançado em Outubro de 2011 para PS2, PS3, Xbox 360, Wii, PC, DS, Celular e PSP. A jogabilidade ficou um pouco melhor do que PES 2011. Os gráficos ficaram "meia boca", mal feitos. O melhor que poderia haver nesse jogo seria as exclusividades da Konami com Libertadores e UEFA. O problema, é que se eu quiser jogar um jogo de um time da libertadores contra um da UEFA, eu não posso. O rumo ao estrelato ficou bom, mas não passa disso. Concerteza, este foi a maior decepção da série PES.
Enfim, PES foi uma série que de início foi muito boa, mantendo por anos a liderança nos jogos de futebol. Após alguns anos, a Konami tentou inovar criando novos estilos de jogabilidade. Isto levou a produtora ao fracasso e ao fiasco.

Um comentário: